2023 é o ano da explosão da Inteligência Artificial.
Não tem escapatória. A cada dia brota uma ferramenta dessas para diversos casos. Já tem o ChatGPT, ferramentas de criação de imagens, edição, criação de vídeos e textos. No caso da criação de músicas, algumas delas dão opção de monetizar, mas tudo bem limitado. O Boomy se diferencia, porque dá possibilidade de você lançar até 2 albuns. Eles dizem q 14% das músicas nas plataformas foram criados por usuários Boomy. Aí ele te paga parte dos lucros. O ruim é que fica aparecendo o Boomy como criador e copyright. Resolvi tentar. Em alguns casos o resultado é uma catástrofe. A A.I. na maioria das vezes não sabe construir algo que agrade aos ouvidos. Às vezes acerta, mas o Boomy, no caso do estilo dance, usa uns samples que parecem metálicos, o apelido que as tags dão é de #aliendancemusic! É quase impossível de editar, a música vem escrita em blocos, dá para fazer loops, mas nada que adicione algo. Dá para colocar vocais também, mas não é nenhum pouco prático. Nessa empreitada nasceu "Simplex", meu album 100% feito com A.I. Desde a capa, música e até o nome da banda foi sugerido pelo Chat GPT. Das dezenas de músicas escolhi as mais interessantes. Em alguns momentos parece que você está ouvindo Fischespooner, alguma coisa electro. Outros fica à beira de um Aphex Twin. Apenas em 'Lost In Time And Space' e 'The Nelder–Mead Method' que parece que a A.I. consegue exprimir algo mais melódico. Outro estilo que funciona bem no Boomy é New Age. De resto, ainda tem que melhorar muito, são apenas sons randômicos.
Ouça 'Simplex' em várias plataformas
1 Winged Girls #2 - 1:46
2 Natasha Henstridge - 1:55
3 Lost In Time And Space - 2:04
4 The Nelder–Mead Method - 2:06
5 Massive Multilingual Named Entity Recognition - 1:43
6 88milSMS (Message From The Cat People) - 2:04
7 Black Hole Pool Party - 2:02
8 Proxima Centauri Rave - 2:05
9 DNCNGTHNGHTaway - 2:17
10 Dustin Hoffman - 3:05
11 Having a Party - 2:21
Um detalhe curioso é que, com o estouro da boiada, óbvio que os bilionários da Industria Musical iam reclamar, eis que Universal Music e seu cartel acionou o Spotify para proibir músicas do Boomy lá e é isso. O Boomy está proibido de colocar músicas no Spotify.
Há que vai dizer que música criada em A.I. não é válida, porque é criada artificialmente, pois lhe informo que, se você PAGAR pela copyright (no caso em média 50 dólares por música) você pode chamar a música de sua. Tem plataformas de criação que você não acreditaria que foi um computador que criou. É válido? Porque não? Quando produzimos músicas nas DAW, muitas vezes usamos ferramentas de criação randômicas. Se conseguir trabalhar bem até nasce coisa boa. Então é isso. Se preparem para a nova discussão. Artistas que usam A.I. secretamente, pois não milionários e podem pagar por isso, vão se ajuntar para combater e difamar a música A.I. E nós vamos ficar aqui, nos preocupando de COMO essas empresas vão controlar o que é criação da plataforma delas ou não? Eu mesmo já criei algumas coisas, baixei e depois fui ouvir e nem lembrava de onde tirei e nem se era A.I.!!
A capa: Mulher alienígena de 3 pernas e asas ilustra muito bem o espírito dessa álbum. Parece esquisita? Foi uma das melhores que o Leonardo me deu.
Veja o primeiro single do álbum 'Simplex' em vídeo:
Comentários
Postar um comentário